top of page
kbk.png

Conheça os nossos Projetos Sociais:

Com eles executamos ações e oficinas que mudam e moldam histórias! É a AMBFFM construindo há 30 anos uma sociedade mais justa.

sed.png

Associação é uma entidade que oferece serviços gratuitos e permanentes para pessoas de baixa renda e/ou beneficiárias de programas governamentais e não faz distinção de nacionalidade, sexo, cor, crença política e religião. Tem por finalidade a prestação de serviço de assistência social no que se refere à proteção social básica, bem como atividades complementares no contraturno escolar com foco na constituição de espaços de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades das faixas etárias atendidas pela instituição

ginart.png

PROJETO GINÁSTICA ARTÍSTICA: DEMOCRATIZANDO O ACESSO AO ESPORTE

Associação está iniciando em 2023 o Projeto com o objetivo de garantir o acesso e a prática do esporte para

estudantes de escolas públicas do município. A implantação está sendo realizada no CEEP Gilmar Rodrigues de Lima, atendendo inicialmente os estudantes do território. Para garantir a ampliação do acesso é preciso um espaço em área urbana, já visto junto a gestão municipal, e que não foi possível, por não ter espaço disponível.

Dessa forma apresentamos o Projeto de Construção do Centro de Treinamento no terreno da Associação, garantindo que a oferta seja gradativamente ampliada a partir da acessibilidade do espaço e da articulação com as escola públicas, garantindo a formação continuada dos profissionais para a promoção do acesso ao esporte.

Objetivos: 

 

Geral: Construir espaço para treinamento e formação de crianças, adolescentes e profissionais de educação física no esporte ginástica artística.

Específicos: 

Democratizar o acesso à Ginástica Artística como esporte educacional de forma inclusiva, para 100 crianças e adolescentes de escolas da rede pública do município de Assú. Realizar encontros formativos para 30 profissionais de educação física, para viabilizar a inserção da ginástica artística como modalidade esportiva nas escolas públicas.

Captura de Tela 2024-03-22 às 18.40.15.png

PROJETO ATLETA CIDADÃO

Como funciona:

O Projeto se organiza a partir da aplicação de metodologias e tecnologias sociais como: a publicação do UNICEF "Esporte e Cidadania: Guia de Orientação para os Municípios do Semiárido", que tomando por base os quatro pilares de aplicação do esporte em um contexto educacional prevê que as atividades esportivas incluam todas as atividades físicas, esportivas, lúdicas e de lazer, sem obrigações com regras rígidas, ou com a finalidade de ganhar, ou perder, a tecnologia social futebol 3, a Bons Tratos em Família, a Literatura de Cordel, o Xadrez e a Paz como se faz. As tecnologias apresentadas orientam os cotidianos das oficinas esportivas e pedagógicas e as rodas de conversa com famílias. Prevemos a participação de 140 crianças e adolescentes de 6 á 14 anos, 2 vezes por semanas com duração de 3h/dia e 6h/semanais, onde eles participam de práticas esportivas e recebem apoio pedagógico para redução dos déficits de aprendizagem, formação em temas sobre a

vida social e segurança alimentar com a oferta de lanche após as atividades. São 60 vagas para o Futebol e 40/cada em Capoeira, Taekwondo.

Os profissionais são contratados para o desenvolvimento das oficinas de apoio pedagógico, sendo em leitura, escrita e matemática e para oficinas esportivas. O trabalho de formação e aplicação de tecnologias com as famílias, o acompanhamento formativo mensal junto aos educadores e participantes será realizada por uma das formadoras com

certificação na Tecnologia Social Bons Tratos em família. Nesse sentido serão ofertadas 3 oficinas esportivas e 2 pedagógicas. O foco das atividades consiste na formação integral dos participantes, sendo promovidos como forma de estímulo ao desenvolvimento de habilidades campeonatos internos, e um Evento anual denominado Jogos da Integração, que já se realiza há 9 anos pela organização e que se destaca pela integração de meninos e meninas atuando juntos nas competições e no mesmo time/grupo/equipe como ferramenta para o desenvolvimento de uma cultura de paz.

WhatsApp Image 2024-03-22 at 19.04.44.jpeg

PROJETO CASINHA DE CULTURA: ESPAÇO TEMPO DE CULTURA, INCLUSÃO E TRADIÇÃO

Como funciona:

A Casinha de Cultura, é uma tecnologia social fomentada pela Organização Não Governamental ChildFund Brasil, em 2012 ela foi certifica pelo Prêmio de Tecnologias Sociais Banco do Brasil possibilitando a sua publicização e aplicação por outras organizações. Em 2019 a Organização AMBFFM implantou a Tecnologia a partir da Formação de seus colaboradores, voluntários e membros da comunidade por meio dos Consultores Viviane Fortes e Adelson Murta Filho que conceberam e organizaram a Identidade Cultural local presentes nas tradições populares e os Movimentos da infância enquanto uma tecnologia social que contribui para a vivência da infância em sua plenitude e a valorização dos saberes locais e experiências da comunidade como dispositivo de fortalecimento de vínculos, ampliação do acesso à cultura, integração de saberes, inclusão social, e fomento a participação.

As ações propostas estão diretamente ligadas ao resgate das tradições culturais locais presentes no movimento do brincar, cantar, dançar, nas artes de fazer da comunidade. Entendendo esses movimentos como necessários ao desenvolvimento cognitivo, emocional e social de seus participantes possibilitando uma apropriação

sociocultural dos elementos comunitários.

As práticas pensadas para o espaçotempo da Casinha de cultura são organizadas de maneira a contribuir com a participação de todos e todas, envolvendo a família e a comunidade com seus saberes e fazeres que se constitue em aprendizagens da/para a vida. Prevemos a participação de 120 crianças e adolescentes de 2 á 14 anos, 2 vezes por semanas com duração de 3h/dia e 6h/semanais, onde eles participam das oficinas culturais, formação em temas sobre a vida social e segurança alimentar com a oferta de lanche após as atividades.

bottom of page